domingo, 7 de março de 2010

Forrações para vasos e jardins

 


No universo variado de plantas, as forrações ganham o papel de coadjuvantes porque ocupam o segundo plano de vasos e jardins. Não acho que sejam menos importantes só porque estão à sombra de outras espécies, mas uma coisa é certa: como são plantadas embaixo de plantas mais altas, muitas vezes não são notadas.

Para destacá-las nos jardins, muitos paisagistas optam pelos exemplares com flores. Nesta lista, entram a sálvia, a perpétua, o rabo-de-gato, a tagetes, a verbena, o gerânio, a torênia, a grama-amendoim, entre outros. Mas há folhagens igualmente lindas, como a hera-inglesa, a grama-preta e o periquito, que tem folhas marrom-avermelhadas e alaranjadas.

Fugir destas forrações comuns também é possível. Na varanda de uma amiga, a jabuticabeira ganhou uma miniplantação de morangos. Ficou lindo, mas vale saber que os morangos não podem ter contato direto com a terra, devem ser usados em vasos como plantas pendentes.

Se você não dispõe de muito tempo para fazer manutenções frequentes, prefira esconder a terra com forrações vivas só de folhagens ou elementos como seixos, pedriscos e até pedras semipreciosas, como a ágata, que está muito em alta nos projetos de paisagismo.

A jornalista Thaís Lauton é autora do blog Cheiro de Mato, da revista Casa e Jardim.

Fonte: blogtecnisa.com.br
Foto: Google Internet




Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário