domingo, 29 de agosto de 2010


Medicamento manipulado: por que usar?

Ainda novos no Brasil, produtos são versáteis e atendem as necessidades de cada paciente peludo


                          Os remédios são produzidos com sabor de acordo com o gosto do paciente
                          Crédito: Flickr/ CC – DeaPeaJay

Quem já tentou dar um comprimido para seu cachorro ou gato sabe como é um verdadeiro tormento fazer o bichinho engolir a medicação. Há quem recorra a truques, como envolver o remédio em um bolinho de carne moída, por exemplo, mas nem sempre dá certo.
Para os que já estão cansados de tanto malabarismo na hora de dar o remédio para seus animais já existem formas alternativas que prometem acabar não só com o problema do comprimido, mas ainda do gosto ruim dos remédios. Ainda pouco conhecida no Brasil, a farmácia de manipulação para animais tem oferecido alternativas específicas para cada tipo de paciente.


Medicamentos podem ser produzidos em forma de biscoitos e pastas para facilitar a aceitação do animal - Flickr/ CC - Bogart Handsome Devil
Medicamentos podem ser produzidos em forma de biscoitos
e pastas para facilitar a aceitação do animal
Crédito: Flickr/ CC - Bogart Handsome Devil

De acordo com a farmacêutica Kalima Trento, da DrogaVET, os medicamentos manipulados são aqueles preparados individualmente para cada paciente. “Como as doses são determinadas por quilo de animal, cada bichinho precisa de um medicamento diferente do outro. A manipulação entra justamente para tratar cada paciente”.
Ela explica ainda que com os remédios manipulados é possível escolher desde o gosto da medicação ao seu formato. “Além das cápsulas já conhecidas por todos, há também biscoitos palatáveis, pastas orais, xaropes e suspensões orais, todos flavorizados de acordo com a preferência do animal a ser atendido”.
Dentre os sabores salgados mais pedidos estão bacon, carne e frango, enquanto para os que preferem um gostinho mais doce, também são disponibilizados sabores como chocolate, morango e até banana. Vale lembrar também que no caso de pacientes com alguma restrição, como os diabéticos, é possível o desenvolvimento de fórmulas livres de açúcar.

Versatilidade e bom preço

Além das formas farmacêuticas orais os remédios manipulados possuem ainda uma outra vantagem: podem ser utilizados em fórmulas de uso externo, como explica Kalima. “Temos shampoos, soluções otológicas (para o ouvido), géis, pomadas, entre outros, cuja eficácia é a mesma dos industrializados”.
E para garantir a segurança dos produtos é sempre bom que o dono se certifique que a farmácia disponha de um farmacêutico que cuide da supervisão dos produtos, norma exigida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
É bom lembrar ainda que não há contra-indicações para o uso de medicamentos manipulados, bastando apenas que o dono peça ao veterinário a receita adequada do remédio a ser produzido pela farmácia de manipulação.
Para finalizar, Kalima explica que por não haver desperdício do produto, e ainda a possibilidade de associar duas ou mais drogas na mesma fórmula, os medicamentos acabam saindo mais baratos. “O proprietário compra a quantidade exata suficiente para aquele tratamento, evitando assim sobras”.

Fonte: petmag.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário