domingo, 29 de agosto de 2010

As plantas e o clima
por Thaís Lauton




Identificar a planta certa para o clima da região em que você vive parece sempre complicado. Se há dúvidas com relação a isso, o aconselhável é saber mais sobre a espécie. Garanto que hoje é muito comum encontrar plantas exóticas por todos os lados do planeta. O nome ‘exótica’ denomina as variedades que não são nativas da região onde estão plantadas, mas mesmo assim suportaram as mudanças climáticas e de solo do novo hábitat.
Pelas variações mais amenas de clima, a região sudeste ainda é a mais preparada para o desenvolvimento de espécies exóticas. Alguns arbustos como camélias, magnólias, gardênias e ericas-japonesas (1), que floresceriam normalmente no hemisfério norte durante a primavera e o verão, acabam dando flores fora de época aqui no Brasil, neste caso agora no inverno. A megakepasma (2), um arbusto nativo da Venezuela, encontrou clima parecido no norte do nosso país, mas já é possível encontrá-la linda no Estado de São Paulo. 
Do Japão veio a glicínia (3), uma trepadeira que dá cachos de flor azul-violeta e se desenvolve muito bem no sul do país. Para a mesma região, o agapanto (4) também é apropriado, embora seja proveniente da África do Sul. Subindo no mapa e chegando ao nordeste, você pode optar pela arbustiva ixora (5), que dá flores o ano todo, mas é originária da Malásia. Mapear as plantas que se adaptam ao país, de norte a sul, não é simples. A melhor maneira ainda é consultar alguém que comercialize variedades onde você mora. Suspeite se tiver muita dificuldade em encontrar o exemplar que procura. Talvez este seja o sinal de que não se adaptará à região. Nas imagens, as plantas numeradas citadas acima.

A jornalista Thaís Lauton é autora do blog Cheiro de Mato, da revista Casa e Jardim.



Fonte: blogtecnisa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário